VOCÊ SABE DIZER QUAL A DIFERENÇA ENTRE CACHAÇA, AGUARDENTE E PINGA?

 

Apesar de poderem se referir à mesma bebida, as três definições não são sinônimas.

 

cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar com graduação alcoólica de 38% a 48%, a 20 graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.

 

aguardente poder ser produzida a partir de diversas fontes. Ela também possui um teor alcoólico mais elevado que a cachaça, entre 38% à 54%. Esta graduação alcóolica está relacionada à quantidade de água adicionada à bebida. A legislação permite a adição de água potável, dentro de certos limites. Muita água implica em baixo teor alcoólico, ou seja, o consumidor está comprando água como aguardente/cachaça.

Diferentemente da cachaça artesanal, a pinga é uma bebida menos nobre. É uma bebida preparada com diversos elementos químicos, não é produzida em alambiques, mas em indústrias, e possui na sua composição, quantidade de açúcar superior a 6g/litro. Pinga é o nome vulgar da cachaça. Apesar de ninguém ter certeza da sua origem, a história mais aceita diz que a bebida ganhou o apelido dos escravos encarregados de um dos processos finais da produção, a destilação. Quando ferviam o caldo da cana-de-açúcar nos engenhos, o vapor condensava no teto e pingava sobre eles. Dai surgiu o nome de Pinga.

 

Vale lembrar também que a cachaça pode ser chamada popularmente por diversos apelidos carinhosos, como marvada, cátia, cajibrina, pinga, mé, branquinha entre outros.